domingo, 21 de outubro de 2007

PLANO NACIONAL DE LEITURA - HORA DO CONTO




Como forma de incutir nos alunos o gosto pela leitura, temos ao longo do ano a Hora do Conto onde os alunos poderão ler e ouvir histórias bem como explorar e contactar com os livros existentes no Cantinho da Leitura.




Livros já lidos e explorados


(Capa do livro)


Alguns desenhos dos alunos sobre a história.


Luís Manuel-2º ano



Ana Isabel-2º ano



Daniel Falcão-2º ano






Alguns resumos da história realizados pelos alunos:

A história falavra sobre um elefante bebé que perdeu o seu ursinho. O Elmer foi procurá-lo na floresta e o Elmer perguntou a todos os animais da floresta se tinham encontrado o seu ursinho.
Beatriz-2º ano

A história falava sobre um elefante que estava a chorar porque tinha perdido o seu ursinho. O Elber foi ajudá-lo a encontrar o ursinho do elefante bebé. Mas, quem o encontrou foi o primo Alber.
Regina- 2º ano



_____________________________________________


(Capa do livro)




Trabalhos realizados pelos alunos sobre a história





Rafael - 2º ano




Resumo da história escrito pelo Rafel:


Era uma vez um menino que se chamava Roberto. Um dia o Roberto foi para a escola e ele, ao regressar a casa, viu um hipopótamo a segui-lo. Quando chegou a casa o hipópotamo saltou para o lago dos peixes-dourados. Depois, cada dia que passava apareciam mais hipopótamos. O pai, preocupado procurou a bruxa Zarofa que fez os hipopótamos desaparecerem.





Carina Costa-2º ano









Resumo da história escrito pela Carina Costa:

Era uma vez um menino chamado Roberto que gostava muito de hipopótamos. Ele tinha um hipopótamo que o seguia sempre. A seguir apareceram quatro hipopótamos. Depois vieram muitos hipopótamos. O pai viu aqueles hipopótamos todos e pediu à bruxa Zarofa para ir lá a casa. Ela deu uns comprimidos ao Roberto e todos os hipopótamos foram embora.





_____________________________________________________





(Capa do livro)





Reconto da história:

As quatro maçãs vermelhas é uma história que fala sobre um coelhinho que pensava que era o unico que sabia fazer malabarismo com quatro maçãs. Mas outros amigos seus também sabiam fazer o mesmo que ele. Mais tarde descobriu que foi ele o primeiro a saber fazer esse malabarismo, tendo sido ele a ensinar os amigos.





____________________________________________________





(capa do livro)



Trabalhos realizados pelos alunos sobre a história "O Lobo pela trela"







Luís Mário - 2º ano





Mariana - 2º ano





Reconto da história realizado pela turma:

Era uma vez, um agricultor chamado Osvaldo que tinha uma quinta cheia de animais. Havia um lobo esfomeado que rondava a quinta. Um dia, o Osvaldo precisou levar uma couve gigante e uma ovelha gorda à feira. Teve de levar o lobo pela trela para ele não comer as outras ovelhas. O Osvaldo não sabia o que fazer para atravessar o rio com os animais e a couve. Então, o Osvaldo resolveu levar primeiro a ovelha, depois levou a couve e trouxe a ovelha de novo em seguida, levou o lobo e, por fim, foi buscar a ovelha.


_______________________________________________





(capa do livro)




Trabalhos realizados pelos alunos sobre a história "A Princesa baixinha"





Joel - 2º ano





Regina - 2º ano







________________________________________________





(capa do livro)




Trabalhos realizados pelos alunos sobre a história "Rosa, a Coelhinha Curiosa"







Vitor - 4º ano








Rafael - 2º ano






_______________________________________________




(Capa do Livro)






Trabalhos realizados pelos alunos sobre a história "Para onde foram os ovos da Paulina"





Helena Oliveira 2º ano





Daniel José 2º ano



Ana Catarina 2º ano







_________________________________________________







(Capa do Livro)



Trabalhos realizados pelos alunos sobre a história: "A FADA DA COR"





Carina Filipa - 2º ano

Diana - 4º ano







André - 2º ano


Luis Mário - 2º ano




Catarina Braga - 2º ano




____________________________________________








O TEMA DO NOSSO PROJECTO CURRICULAR DE TURMA


Breve Apresentação



Este blog foi criado pelo professor Paulo Sousa como forma de divulgar e partilhar as actividades e experiências vividas ao longo do ano lectivo (2007/2008) pela turma MA2 da Eb1 de Manhente.




O Tema do Nosso Projecto Curricular de Turma


Introdução


Num mundo cada vez mais “acelerado” onde as pessoas têm cada vez menos tempo e onde todos os dias as crianças e adultos são “bombardeados” com publicidade de alimentos atractivos e prontos a comer, mas que infelizmente nem sempre contribuem para uma alimentação saudável, contribuindo antes, para o aumento da obesidade infantil e consequentes doenças, cabe a nós, professores, consciencializar as crianças e os pais sobre a importância de uma alimentação saudável como factor de promoção da saúde.
Assim sendo, a partir da observação dos lanches trazidos pelos alunos da turma, surgiu a iniciativa da implementação do projecto “Crescer com Saúde – Alimentação Saudável”, uma vez que se presencia uma certa falta de cuidado, na qualidade dos lanches . Estes são na sua maioria à base de doces e sumos, em vez do tradicional pão e leite ou iogurte e fruta. Assim, este projecto terá como principal objectivo incutir nos pais, através dos seus filhos, hábitos de uma alimentação saudável.
Julgo que a alimentação é um tema muito importante e capaz de motivar e inspirar as crianças a tornarem-se as novas vozes na promoção de hábitos de alimentação saudável, na escola mas (principalmente) em casa.
Ao longo do ano, as crianças irão perceber os malefícios que determinados alimentos fazem à saúde e aprender que com uma alimentação equilibrada e cuidada podem crescer mais saudáveis.
É minha intenção que ao longo do ano as crianças tomem contacto com novas formas de estudo e aprendizagem, de forma a começarem cedo a contactarem com as novas dimensões de aprendizagem.
Com um tema tão interessante e que faz parte do dia-a-dia dos alunos, espero cativar a atenção e o interesse das crianças, tornando, desta forma, mais interessante para elas a aprendizagem destes conceitos e ideias de saúde.





QUESTÕES GERADORAS

Depois de escolhido o tema do Projecto, interrogámo-nos:

- Que poderemos fazer para que os pais dos nossos alunos se tornem mais responsáveis no sentido de proporcionarem uma alimentação mais saudável aos seus filhos.


- Estarão os nossos alunos motivados para perceber que uma alimentação errada poderá trazer consequências negativas para a sua saúde?

- O que será possível fazer para criar nos alunos a consciência de evitar a ingestão de determinados alimentos?


- De que forma poderão os nossos alunos intervir na mudança para um efectivo cumprimento de hábitos de alimentação saudável, na escola, em casa, na comunidade em geral?




PRIORIDADES DE ACÇÃO

· Progredir nos hábitos de uma alimentação racional.
· Compreender os critérios básicos de nutrição. (quantidade, qualidade, variedade)
· Compreender os critérios básicos da manipulação dos alimentos, (limpeza, conservação, preparação, etc.).
· Reconhecer a importância da água.

· Visionar e comentar imagens de comportamento de risco relacionadas com a alimentação;
· Identificar problemas concretos relacionados com a alimentação.



Conteúdos:

- Roda dos alimentos / Pirâmide Alimentar
- Alimentação variada e saudável.
- Manipulação dos alimentos.
- Origem dos alimentos e suas características/benefícios.
- Qualidade e importância da água.


Para trabalhar estas competências irão ser utilizadas diferentes estratégias:


· Construção da Pirâmide dos Alimentos;
· Tabela de crescimento e peso;
· Fazer um livro de receitas de sopas;
· Fazer folhetos informativos para a comunidade educativa dos alimentos que devemos comer;
· Registo sobre o que as crianças comem;
· Fazer cartazes informativos construídos em grupo e ilustrados pelos alunos;